Templates by BIGtheme NET

Vereadores autorizam mudança no Código Tributário de Penedo


Vereadores autorizam mudança no Código Tributário de Penedo

Os vereadores autorizaram mudança no Código Tributário de Penedo para que o município obtenha um incremento de receita, a partir da cobrança da taxa de localização em área com antena de telecomunicação instalada, possibilidade até então inexistente na legislação municipal.

A alteração na Lei 1.249 foi encaminhada pela Procuradoria Geral do Município, sendo aprovada por unanimidade de votos na sessão ordinária da Câmara Municipal de Penedo (CMP) realizada nesta quarta-feira, 17 de dezembro. Também de autoria do Poder Executivo, a CMP aprovou o Projeto de Lei nº 025/2014, autorizando doação de terreno para a igreja evangélica Assembleia de Deus.

Outro avanço viabilizado para o município pelos vereadores foi a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Turismo, matéria de autoria do parlamentar Marcelo Lins Pereira.

Na forma de Decreto Legislativo, a Câmara Municipal de Penedo aprovou a concessão do título honorário de cidadão penedense e também da Medalha de Mérito Alcides Andrade aos senadores Renan Calheiros e Fernando Collor, propostas de autoria do Presidente da CMP Alcides de Andrade Neto (Cidoca).

Em relação a ata da sessão anterior, rejeitada por maioria no plenário, as bancadas decidiram, amparadas no Regimento Interno da CMP, que o documento será redigido novamente e apreciado na próxima reunião, marcada para segunda-feira, 22, às 15 horas, no auditória da Casa de Aposentadoria.

Secretária de Saúde e Prefeito de Penedo são alvo de críticas

O uso da tribuna parlamentar desencadeou uma série de críticas à Secretária Municipal de Saúde, enfermeira Vera Costa, e ao prefeito Március Beltrão. Ao descrever problemas que constatou na área de saúde, citando falta de material para curativo em posto – conforme declarou uma paciente – à sobrecarga na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) causada por deficiência na rede básica e escassez de servidores, o vereador Ronaldo Vicente concedeu aparte ao colega parlamentar Derivan Thomaz.

Após afirmar que o relato do vereadror era “pura verdade”, Thomaz disse que Vera Costa “é irresponsável, incompetente e não tem compromisso com os usuários”, reclamando ainda que “a politicagem está reinando na Secretária”.  Para concluir, ele disse “cada prefeito tem o secretariado que quer e merece” porque considera que os escolhidos estão fazendo um bom trabalho, como deve imaginar Március Beltrão, ignorando os reclames do povo.

As críticas seguiam a linha de raciocínio do parlamentar Ronaldo Vicente, que reclamou da falta de assistência para a população nas áreas de saúde, educação e principalmente ação social. Vicente falou ainda da falta de trabalhadores na UPA, citando reclamação direta de médicos à Secretária Vera Costa por falta de pessoal no plantão e o estresse enfrentado por enfermeiros e auxiliares para manter o atendimento de urgência, assegurado nos 30% respeitados em períodos de greve.

 

Texto e foto: Fernando Vinícius – jornalista MTB/AL 837


Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>