Templates by BIGtheme NET

Piscicultura sustentável nas bacias hidrográficas é tema de capacitação promovida pela Codevasf em Alagoas


 

Codevasf atua para estruturação da aquicultura como atividade de inclusão produtiva

Profissionais de instituições que prestam assistência técnica em perímetros irrigados da Codevasf no Baixo São Francisco e piscicultores familiares da região participam durante esta semana, no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), em Porto Real do Colégio (AL), de uma capacitação que irá prepará-los para a exploração sustentável da aquicultura em condições de restrições hídricas, a exemplo do baixo nível de água do rio São Francisco.

O curso Boas Práticas de Manejo para a Piscicultura Sustentável nas Bacias dos Rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim teve início na segunda-feira, 1º de dezembro, e prossegue até a quinta-feira, 04, quando será realizado um dia de campo com piscicultores familiares de Alagoas e Sergipe.

A capacitação tem carga horária de 32 horas e está sendo ministrada pelo consultor técnico Fernando Kubitza, mestre em Nutrição Animal e Doutor em Aquicultura, e também pesquisador-convidado da Universidade de Alburn, nos Estados Unidos. Segundo o engenheiro de pesca Albert Rosa, coordenador do curso, a realização desse treinamento decorreu dos níveis críticos de disponibilidade hídrica que vem sendo verificado em várias bacias hidrográficas do país, inclusive nas bacias dos rios São Francisco e Parnaíba.

“Essa situação está comprometendo de forma grave a safra da aquicultura de 2014 e, a continuar o cenário atual, também poderá prejudicar a safra do próximo ano, com repercussões sociais e econômicas altamente negativas para os produtores que vivem dessa atividade. Para que piscicultores sejam capacitados quanto à exploração sustentável da aquicultura em condições de restrições hídricas, faz-se necessário que profissionais que prestam assistência técnica a piscicultores estejam aptos para transferir, aos produtores novos, conceitos de boas práticas de manejo, com foco na necessidade de racionalizar e otimizar esse importante e escasso recurso natural – inclusive o reuso da água, quando for possível”, explicou o engenheiro de pesca da Codevasf.

Dia de campo

O programa do treinamento abordará conteúdos como a eficiência e sustentabilidade no uso da água, usos múltiplos da água, reuso da água, preparação de tanques para produção sustentável, biomassa segura e econômica, qualidade e eutrofização da água, nutrição e alimentação na piscicultura sustentável, manejo sanitário preventivo na piscicultura, diagnóstico, prevenção e controle de enfermidades, captura, manejo e transporte de peixes, efluentes da piscicultura e qualidade do pescado da piscicultura.

Paralelamente ao curso, na quinta-feira, 04 de dezembro, será realizado um dia de campo com trinta produtores que atuam nos estados de Alagoas e Sergipe, na região do Baixo São Francisco, também com a abordagem das boas práticas de manejo sustentável da aquicultura.

Superando adversidades

O diretor Eduardo Motta, da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, destacou a importância desse tipo de capacitação para superar as adversidades decorrentes da baixa disponibilidade hídrica por que passa grande parte do país.

“Essa iniciativa da Codevasf pretende promover o acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos da aquicultura sustentável como estratégia para que os produtores obtenham resultados mais seguros e possamos alcançar a tão almejada consolidação do polo de aquicultura da região do Baixo São Francisco”, apontou.

Participarão do curso técnicos da Codevasf, da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura de Alagoas (SEPAq/AL), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural de Sergipe (Seagri/SE), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e das empresas Plena Consultoria e Projetos Ltda., Fahma Planejamento e Engenharia Agrícola Ltda. e Aquicultura Santa Clara, que prestam assistência técnica a piscicultores em perímetros irrigados da Codevasf e na região de atuação da companhia.

Bruno Santos

 Jornalista Mte 759/AL

Assessoria Regional de Comunicação e Marketing – CODEVASF – Penedo/AL

(82) 8849-2090/ 3551-2795/ bruno.silva@codevasf.gov.br


Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>