Templates by BIGtheme NET

Campanha de doação de sangue busca formar estoque para o fim do ano


Ação do Hemoal e Hemoar teve início na segunda e será encerrada nesta sexta-feira, 28. 

Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) encerram, nesta sexta-feira (28), a campanha de doação de sangue alusiva à Semana Nacional do Doador de Sangue. A ação, que foi iniciada na segunda-feira (24), e está distribuindo uma camisa para cada voluntário, tem o objetivo de formar um estoque de sangue estratégico para atender a demanda transfusional durante as festas do fim do ano.

Isso porque, em razão das férias de dezembro e das confraternizações, aumentam os acidentes e, consequentemente, o consumo de sangue. “Historicamente temos um aumento no consumo de sangue no último mês do ano e, paralelamente, ocorre queda no número de doações. Por isso, a necessidade de realizarmos uma campanha de prevenção”, justifica a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.

Postos de Coleta

As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre das 8h às 11h.

Para os voluntários do interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no bairro do Centro.

Quem pode doar sangue

Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres

Fonte:  Agência Alagoas


Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com